terça-feira, 11 de março de 2008

O APOIO DAS LOJAS AOS CANDIDATOS

Meu Irmão

Tendo em vista a eleição ao cargo de G.·.M.·. que ocorrerá no próximo dia 17 de março, os candidatos indicados estão envidando todos os esforços no sentido de apresentarem suas propostas de trabalho e assim merecerem os votos da maioria.

É evidente que neste esforço de cada um se soma os esforços de outros IIr.·. que desejam ver eleito o candidato de sua preferência.

Entretanto, em algumas lojas tem sido adotado um procedimento que de certa forma está em desacordo como o que juramos respeitar quando de nossa iniciação.

Refiro-me ao fato de que alguns IIr.·., com o intuito de comprometer a todos de suas Lojas para com determinado candidato, estão solicitando que seja aprovada ”moção de apoio” a um dos candidato, o que se configura uma prática contrária aos nossos princípios maçônicos.

No nosso juramento, prometemos repelir tudo o que, prive o homem de seus direitos e deveres de cidadão e da liberdade de consciência. Este compromisso todos nós assumimos sem sofismas ou reservas mentais.

É certo que nas votações das Assembléias Plenárias, Veneráveis e Vigilantes manifestam o voto de suas lojas, mas, na escolha para o Cargo de G.·.M.·., cada M.·.M.·., individualmente deverá registrar seu voto segundo a direção de sua consciência, livremente, sem coação ou direcionamento de autoridade externa.

Moções de apoio apresentadas não podem se sobrepor à liberdade individual de escolha, e o direcionamento de votações com base em autoridade” é de todo inconcebível dentro de lojas maçônicas, tradicionais defensoras das liberdades individuais de expressão do pensamento e de escolha.

Ao ser proposta tal moção de apoio, ficam os IIr.·. constrangidos em contrariar ao Ir.·. proponente e negando o apoio, e assim, acabam por se submeter a vontade desse Ir.·., sem a possibilidade de discutir ou decidir de acordo com a sua livre vontade, as demais propostas que se apresentam.

Os M.·.M.·. devem estar atentos a estes pedidos em Loja, respeitando-se o livre arbítrio de cada Ir.·., pois afinal TODOS foram recebidos no seio da Maçonaria, por serem LIVRES e de BONS COSTUMES, e com iguais DIREITOS e DEVERES.

Felizmente considerável grupo de irmãos pertencentes a estas mesmas Lojas tem se manifestados no sentido de decidir livremente seu voto, mesmo tendo acordado com o manifesto aprovado pela Loja.

E exatamente por ser o VOTO SECRETO, cada um deverá decidir no momento da votação para quem dará seu voto, guiado apenas por sua consciência e decisão pessoal, sem se submeter a nenhuma ingerência externa, qualquer que seja sua origem, fazendo valer assim a liberdade de escolha sempre pregada nos ensinos de nossa instituição.

Fraternalmente

SIGFRIDO MAUS
Candidato da Renovação

Nenhum comentário: