terça-feira, 11 de março de 2008

PORQUE CANDIDATO DA RENOVAÇÃO

Talvez tenha causado certa surpresa o fato de dois Irmãos se apresentarem como candidatos ao cargo de Sereníssimo Grão Mestre da nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·.

Muito embora não seja uma situação nova em nossa potência, devemos registrar que a última vez que tal fato ocorreu foi no ano de 1996.

Alem disso, nestes últimos trinta e três anos, a nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. foi governada por um mesmo grupo, pois alem de dois Irmãos terem governado em períodos intercalados durante 21 anos, os outros doze o foram por Irmãos indicados pelos mesmos, nas pessoas de seus Deputados do Grão Mestre.

São inegáveis os progressos alcançados por estas administrações, porém, como em todas as instituições ou corporações, quando um mesmo grupo se mantém no poder durante um longo período, acaba por se tornar impermeável a opiniões e propostas de outros membros que não pertençam a este grupo.

E quando alguém decide questionar ou defender algum ponto ou alteração, é logo visto com desconfiança, com reservas e mesmo como “criador de caso”.

De certa forma isto tem conduzido a atual situação existente na M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·.
na qual as Assembléias Plenárias tem tido praticamente apenas um cunho homologatório, sem que questões de importância vital sejam efetivamente discutidas, possibilitando uma plena apresentação e defesa das propostas das Lojas.

Não estamos com isto afirmando que o procedimento seja totalmente condenável, pois é forma atualmente admitida pela maioria dos participantes das Assembléias Plenárias, porém à luz dos ensinamentos da nossa instituição, pode e deve ser, se não questionada, pelo menos levada à reflexão de todos.

Esta é uma das propostas que estamos defendendo: renovar no relacionamento entre as administrações da M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. e das Lojas que lhes são jurisdicionadas, de forma a permitir a efetiva participação de seus representantes nas Assembléias Plenárias, nas decisões e destino da nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·., e procedendo-se às votações de forma nominal ou mesmo secreta, mas evitando-se a usual forma atual: “os que estão de acordo permaneçam como se encontram”.


Fraternalmente

SIGFRIDO MAUS

Candidato de RENOVAÇÃO

Nenhum comentário: