terça-feira, 11 de março de 2008

PORQUE FOMOS INDICADO COMO CANDIDATO DA RENOVAÇÃO

Ao inicio do ano p.p., Irmãos da capital e do interior do Estado elaboraram um documento propondo providências para serem executadas pela administração da M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·..



Lembrando de outras propostas anteriormente encaminhadas, esses irmãos entenderam que o documento em questão dificilmente seria levado em consideração. Decidiram então que tal documento daria origem a um Plano de Trabalho a ser apresentado por um Irmão que aceitasse defender perante todos, na condição de candidato, as propostas elencadas.

Como conseqüência desta decisão, o grupo traçou um perfil de candidato a ser apresentado aos Irmãos, o qual deveria possuir alguns requisitos, como:

1. Ausência de qualquer problema de relacionamento com os atuais membros da administração da M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·., para evitar qualquer conotação de oposição a pessoas, o que não deve existir no nosso seio.


2. Possuir um currículo maçônico exigido pela nossa Constituição e Regulamento Geral para o cargo, devendo possuir todos os graus, simbólicos e filosóficos.


3. Possuir um currículo profano através do qual cada Irmão possa avaliar as condições de administrador e capacidade de relacionamento com pessoas, que são as duas grandes tarefas que se impõe ao Ser.·. G.·.M.·..

Passado algum tempo, o grupo decidiu-se pela escolha deste irmão, que não se permitiu negar a indicação e por esta razão aceitou ser o candidato da renovação e da mudança.

Inicialmente quero afirmar aos Irmãos que o que nos moveu foi e é apenas a vontade de servir a nossa instituição. Não somos “aventureiros” em busca de notoriedade ou prestigio pessoal. Esta foi uma decisão estudada e analisada sob todos os aspectos que envolvem o exercício de tão elevado e honroso cargo.

Temos a certeza de que estamos preparados para esta missão que apenas aos Irmãos, de forma democrática, consciente, livre e sem sofismas ou reservas mentais, cabe delegar.

Em segundo lugar quero informar que quando comunicamos o fato aos irmãos da Alferes Tiradentes, ainda no mês de agosto, e tendo recebido destes o compromisso da aprovação da indicação em data oportuna e legal, fomos comunicar tal fato ao nosso Ser.·. G.·.M.·., que declarou ser favorável a indicação de outros irmãos para a disputa do cargo, porque isto estabelece uma discussão sempre salutar de idéias e propostas dos candidatos.

Além disso, este fato terá como conseqüência a participação de todos os Irmãos na escolha do futuro Ser.·. G.·.M.·., diferentemente do que ocorreu nas três ultimas eleições, com a apresentação de apenas um candidato indicado pela administração da nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·., restando a todos os demais apenas a opção da homologação.

Finalmente devemos nos reportar também a questão do exercício de cargos anteriores.

Para a escolha do Ven.·. M.·. exige-se que o candidato tenha exercido alguns cargos da administração da respectiva Loja.

Não é o caso da escolha do Ser.·. G.·.M.·. que deve apenas preencher os requisitos previstos na Constituição em seu artigo 8º, quais sejam, estar em pleno gozo dos direitos civis e maçônicos, ser Mestre Instalado há mais de três anos, possuir a idade mínima de trinta e três anos e ser membro ativo de uma Loja da Jurisdição.

Apesar de alguns considerarem relevante o exercício de cargos na administração da M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. este exercício viria contra a nossa proposta de renovação.

Alem disso, não nos parece razoável e nem aceitável a argumentação de que a nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. atingiu um tal estágio de complexidade quanto a questão administrativa, que com a nossa eleição, vamos começar do zero.

Tal fato só poderá ocorrer caso a atual administração não tenha procedido conforme reza a moderna administração, com relação à questão de pessoal, material e documental. De qualquer forma, numa ou noutra situação, sempre poderá ser de interesse geral da maioria as mudanças que estamos propondo. Até quanto à questão da gestão administrativa.

Além disso temos a absoluta certeza de que se formos o escolhido, os Irmãos que forem substituídos em seus cargos haverão de prestar todo tipo de informação aos que lhes forem substituir e tudo dentro do que a nossa fraternidade Maçônica nos ensina quanto ao tratamento e atenção que devemos uns aos outros, a fim de que os assuntos e procedimento rotineiros não sofram nenhum retrocesso porquanto devemos todos e em todos os momentos preservar a nossa instituição, assim como a nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·..

Fraternalmente


SIGFRIDO MAUS
Candidato da Renovação

Nenhum comentário: