terça-feira, 11 de março de 2008

Resposta ao Ir.´. Flávio Luiz Pansera

Florianópolis/SC 29 de novembro de 2007.


Ao Irmão Flávio Luiz Pansera


Antes mesmo de sermos oficialmente indicados por nossa Loja como candidato, alguns Irmãos manifestaram preocupação com a futura escolha para o cargo de Grão Mestre na jurisdição da GLSC.

Temiam que a existência de dois candidatos pudesse trazer para a Instituição o espírito de confronto característico das eleições profanas, com sua carga de agressividade, exaltação de ânimos e animosidades pessoais.

Assim, desde o início de nossa campanha temos procurado demonstrar que a existência de pensamentos diferentes quanto à administração da Grande Loja, explicitados pela existência de mais de um candidato, não implica, de modo algum, em divisão ou espírito de contenda.

Diferentes compreensões quanto a maneira de operacionalizar a vivência dos ideais maçônico adotadas por grupos diversos de irmãos pode, com toda legitimidade e dentro de nossas leis e tradições, buscar sua efetivação através de um Grão Mestre que abrace essa perspectiva, diversa daquela adotada pelo grupo atualmente no comando da Instituição.

Enfatizamos que nosso propósito seria expresso por meio de nosso entendimento da necessidade de mudanças e apresentação de propostas, sem qualquer tipo de confronto pessoal, pois não nos opomos as pessoas da atual ou de outras administrações anteriores. Temos apenas propostas e opiniões diferentes quanto à gestão de nossa Muito Respeitável Grande Loja.

Assim, temos convidado os irmãos a refletirem sobre nossos argumentos e propostas e a se posicionarem, com toda a liberdade que sempre caracterizou os princípios e ensinamentos de nossa instituição.

Insistimos na responsabilidade pessoal de cada mestre, que deve fazer sua escolha guiada apenas por sua consciência pessoal, sem constrangimentos, compromissos ou ingerências externas de qualquer ordem.

Ao contrário do que ocorre nas plenárias, onde se computa um voto para cada loja, na escolha para Grão Mestre, cada Mestre Maçom é individualmente responsável, pois é o voto pessoal, unitário, que é computado.

Esta tem sido nossa mensagem, que termina sempre lembrando a importância da preservação de nossos laços de fraternidade, mormente no momento presente desta eleição, quando podemos demonstrar na prática os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade sempre defendidas por nossa Instituição.

Dentro desse contexto, causou-nos surpresa e desagrado a notícia de que circula, ou circulou, na jurisdição, via internet, uma mensagem com palavras depreciativas dirigidas a este candidato e a irmãos componentes de seu grupo de apoio e de sua Loja.

Na citada mensagem, o irmão preocupado em ver seu nome associado ao deste candidato, por pertencerem ambos à mesma corporação militar, registra seus protestos de fidelidade ao Grão Mestre e atual administração, enquanto assevera seu irrestrito apoio ao “Candidato Oficial da Grande Loja, o atual Deputado do Grão Mestre”.

Para se ressaltar as qualidades de um candidato, não é necessário denegrir a imagem de seu oponente, ainda mais em uma instituição como a nossa, que prega o aperfeiçoamento pessoal pela prática das virtudes, e todos hão de concordar que maledicência não pode ser inserida no rol das virtudes.

Apesar dessa lamentável ocorrência, continuaremos a manter nossa linha de conduta e propósitos, pois ainda acreditamos que, o que pode tornar profano o processo eleitoral não é nomeá-lo de “Eleição” ou “Escolha”, mas sim os procedimentos adotados tanto por candidatos como por eleitores, durante seu transcurso.

Dois fatores, porém, aumentam nossa consternação quanto a essa mensagem.
O primeiro: ela entrou em circulação no dia 30 de agosto deste ano, quando não tinha ainda sido iniciado o processo eleitoral, muito embora tivessem sido feitos contatos com alguns Irmãos de outros orientes.

Segundo, a pedido de seu autor, a mensagem foi repassada pelo Grande Secretário Guarda Selos de nossa Muito Respeitável Grande Loja.

Apesar de mantermos a nossa linha de conduta inicial, não podemos nos calar frente a acusações inverídicas, pois quem cala consente.

Senão vejamos.

A acusação de que este candidato estaria usando vosso nome por ser seu colega de profissão, merece necessariamente ser completada com a informação de como ocorreu esse uso indevido porquanto, deixando assim vaga esta acusação, fica margem para uma serie de interpretações.

Além disso em momento algum este candidato fez uso de vosso nome, como quer fazer parecer a mensagem, apenas declarando em certa oportunidade ter lhe telefonado e feito convite para integrar nossa equipe, e isto no mês de agosto, após termos feita a comunicação ao nosso Sereníssimo Grão Mestre de que seria candidato assim que fosse publicado o Ato de convocação das eleições.

Naquela oportunidade, este candidato comunicou o fato de sua candidatura e informando que iria a Chapecó para uma conversa mais detalhada, no que o Irmão concordou, e apenas quando, no mês de outubro mantivemos uma conversa na mesma cidade, foi que o Irmão me informou já ter compromisso com o outro candidato.

Nesta ocasião, o irmão não fez menção à mensagem que circulou, o que é lamentável, pois poderíamos ter consolidado os objetivos maiores da maçonaria, mutuamente como convém a irmãos, sem a necessidade desta manifestação.

Quanto a outra acusação de que: Ele e mais 2 ou 3 da Loja Alferes são os que sempre levantam polêmicas na Maçonaria (tipo, só para movimentar e ver no que vai dar) eu chamo isso de imaturidade (sic), deveria também ser melhor explicitada, porquanto, nunca, em tempo algum, participei de qualquer manifestação no sentido do que o irmão está se referindo. Esta é mais uma inverdade na manifestação do Irmão.

Quanto à afirmação de que: segundo fui informado, nem a própria loja deles os apoia nessa eleição (sic), acredito que o irmão foi mal informado, pois no dia da indicação a manifestação dos Irmãos foi unânime. Para fazer uma afirmação desse tipo, acreditamos que, se deva primeiro, verificar a veracidade da informação.

Assim, em nome da verdade dos fatos, estaremos também encaminhando aos irmãos esta mensagem, lembrando ao Irmão que o propósito de nossa candidatura é o de discutir propostas de gestão para a nossa M.•.R.•.G.•.L.•.S.•.C.•. e nunca atacar ou desmerecer quem quer que seja e a qualquer título.

Por fim peço permissão para usar o mesmo fecho da mensagem por vós enviada: Solicito aos IIr:. lerem esta minha nota e ficarem atentos, já que não somos nem devemos ser incautos.

Fraternalmente

SIGFRIDO MAUS
Candidato da Renovação

Nenhum comentário: