sábado, 15 de março de 2008

Mensagem Final

Meus Irmãos


Ao enviar-lhes meu T F A, permitam-me uma última mensagem, pois que é chegado o momento da decisão LIVRE e CONSCIENTE de cada um. Nesta segunda feira estaremos escolhendo o nosso SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE, para o triênio - 2008/2011.

Durante estes quase seis meses de visitas as Lojas, procuramos levar pessoalmente ao maior número possível de Irmãos a nossa mensagem e propostas de renovação e de mudanças.

Infelizmente, como prevíamos desde o início foi impossível a visitação a todas as lojas, porquanto nos sujeitamos conscientemente aos ditames da nossa Constituição e Regulamento Geral, iniciando as visitações somente após a publicação do Edital de Convocação das Eleições.

Na definição das lojas a serem visitadas, estabelecemos algumas premissas, como a antiguidade das mesmas e a sua localização regional. Entretanto, devido a maioria das Lojas trabalharem nas segundas feiras, lojas mais antigas acabaram não sendo, lamentavelmente, visitadas.

A estas Lojas enviamos nosso pedido de tolerância e compreensão, mesmo tendo sido involuntária esta ocorrência. De qualquer forma, tudo o que foi exposto nas lojas visitadas, tentamos também transmitir aos irmãos através dos E-mails e Site: http://candidatodarenovacao.blogspot.com.

Sabemos que, sem conhecer pessoalmente a uma determinada pessoa, muitos podem ficar indecisos quanto a decisão em quem votar. Como também, conhecendo alguém podemos decidir em não votar, exatamente por reconhecer no mesmo alguma deficiência.

Por isso mesmo é que sempre solicitamos aos Irmãos que receberam as mensagens que as repassassem aos demais Irmãos, e com os mesmos se detivessem a discutir e se fosse o caso, questionassem ao candidato acerca das mensagens e propostas encaminhadas.

Quanto as Lojas visitadas queremos uma vez mais agradecer aos Veneráveis e Obreiros, pela forma fraternal com que fomos recebidos e que nos permitiram apresentar as nossas propostas.

Pouquíssimos foram os questionamentos, os quais foram respondidos diretamente ou através de mensagens enviadas, sem que houvessem contestações ou discordâncias quanto aos mesmos.

Muitas, entretanto, foram as manifestações de apoio e incentivo, o que nos conforta e nos anima na certeza de que a RENOVAÇÃO e as mudanças que estamos propondo respondem sim, aos anseios da grande maioria de nossos Irmãos com os quais contatamos e ou que tomaram conhecimento através das mensagens enviadas.

Assim, a par dos agradecimentos a todos e cada um, desejo também expressar meu pedido de escusas por eventuais palavras faladas ou escritas dirigidas aos Irmãos e que lhes tenha causado algum desagrado ou mesmo constrangimento.

O objetivo sempre foi apenas e tão somente tornar clara e definida nossa posição e postura frente a todas as questões que nos dizem respeito e a nossa instituição e que devemos vivenciar no exercício do cargo que somente aos Irmãos, de forma consciente, livre, sem sofismas e reservas mentais cabe delegar.

Na certeza de que sempre pautamos nossa conduta dentro dos preceitos e leis maçônicas, reiteramos nossa certeza de que a decisão da maioria nas urnas será acatada por todos, para a perenidade do objetivo maior da Maçonaria, a Felicidade da Humanidade, e À Glória do Grande Arquiteto do Universo.


Fraternalmente


SIGFRIDO MAUS
Candidato da RENOVAÇÃO

terça-feira, 11 de março de 2008




MENSAGEM INICIAL ANO 2008

Florianópolis, fevereiro de 2008.

Meu Irmão


Ao enviar ao caríssimo Irmão nosso tríplice e fraterno abraço, rogamos ao G.·.A.·.D.·.U.·. para que no ano de 2008 nos conceda muita PAZ, SAÚDE e UNIÃO.

Infelizmente, como já prevíamos ao inicio da nossa campanha, devido ao espaço de tempo entre a publicação do Edital convocatório das eleições e a data de sua realização e o recesso em nossos trabalhos, não será possível visitar a todas as lojas.

Também com relação às Lojas visitadas, em algumas delas, no dia da visita alguns Irmãos não estiveram presentes, não tomando ciência de nossa mensagem, pela qual comunicamos o motivo da candidatura, a razão pela fomos o indicado e como pretendemos a relação com as Lojas jurisdicionadas.

Assim, usaremos deste expediente eletrônico para encaminhar informações e considerações acerca de nossa candidatura, solicitando ao caríssimo Irmão, que se houver a possibilidade e assim for de vossa concordância, que nos informe os E-mail dos demais Irmãos de vossa Loja, pois infelizmente nos cadastros dos irmãos na M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·., estão registrados apenas os E-mails dos Irmãos dessa Loja, aos quais enviamos esta mensagem.


Fraternalmente

SIGFRIDO MAUS
Candidato da RENOVAÇÃO

PORQUE CANDIDATO DA RENOVAÇÃO

Talvez tenha causado certa surpresa o fato de dois Irmãos se apresentarem como candidatos ao cargo de Sereníssimo Grão Mestre da nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·.

Muito embora não seja uma situação nova em nossa potência, devemos registrar que a última vez que tal fato ocorreu foi no ano de 1996.

Alem disso, nestes últimos trinta e três anos, a nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. foi governada por um mesmo grupo, pois alem de dois Irmãos terem governado em períodos intercalados durante 21 anos, os outros doze o foram por Irmãos indicados pelos mesmos, nas pessoas de seus Deputados do Grão Mestre.

São inegáveis os progressos alcançados por estas administrações, porém, como em todas as instituições ou corporações, quando um mesmo grupo se mantém no poder durante um longo período, acaba por se tornar impermeável a opiniões e propostas de outros membros que não pertençam a este grupo.

E quando alguém decide questionar ou defender algum ponto ou alteração, é logo visto com desconfiança, com reservas e mesmo como “criador de caso”.

De certa forma isto tem conduzido a atual situação existente na M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·.
na qual as Assembléias Plenárias tem tido praticamente apenas um cunho homologatório, sem que questões de importância vital sejam efetivamente discutidas, possibilitando uma plena apresentação e defesa das propostas das Lojas.

Não estamos com isto afirmando que o procedimento seja totalmente condenável, pois é forma atualmente admitida pela maioria dos participantes das Assembléias Plenárias, porém à luz dos ensinamentos da nossa instituição, pode e deve ser, se não questionada, pelo menos levada à reflexão de todos.

Esta é uma das propostas que estamos defendendo: renovar no relacionamento entre as administrações da M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. e das Lojas que lhes são jurisdicionadas, de forma a permitir a efetiva participação de seus representantes nas Assembléias Plenárias, nas decisões e destino da nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·., e procedendo-se às votações de forma nominal ou mesmo secreta, mas evitando-se a usual forma atual: “os que estão de acordo permaneçam como se encontram”.


Fraternalmente

SIGFRIDO MAUS

Candidato de RENOVAÇÃO

PORQUE FOMOS INDICADO COMO CANDIDATO DA RENOVAÇÃO

Ao inicio do ano p.p., Irmãos da capital e do interior do Estado elaboraram um documento propondo providências para serem executadas pela administração da M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·..



Lembrando de outras propostas anteriormente encaminhadas, esses irmãos entenderam que o documento em questão dificilmente seria levado em consideração. Decidiram então que tal documento daria origem a um Plano de Trabalho a ser apresentado por um Irmão que aceitasse defender perante todos, na condição de candidato, as propostas elencadas.

Como conseqüência desta decisão, o grupo traçou um perfil de candidato a ser apresentado aos Irmãos, o qual deveria possuir alguns requisitos, como:

1. Ausência de qualquer problema de relacionamento com os atuais membros da administração da M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·., para evitar qualquer conotação de oposição a pessoas, o que não deve existir no nosso seio.


2. Possuir um currículo maçônico exigido pela nossa Constituição e Regulamento Geral para o cargo, devendo possuir todos os graus, simbólicos e filosóficos.


3. Possuir um currículo profano através do qual cada Irmão possa avaliar as condições de administrador e capacidade de relacionamento com pessoas, que são as duas grandes tarefas que se impõe ao Ser.·. G.·.M.·..

Passado algum tempo, o grupo decidiu-se pela escolha deste irmão, que não se permitiu negar a indicação e por esta razão aceitou ser o candidato da renovação e da mudança.

Inicialmente quero afirmar aos Irmãos que o que nos moveu foi e é apenas a vontade de servir a nossa instituição. Não somos “aventureiros” em busca de notoriedade ou prestigio pessoal. Esta foi uma decisão estudada e analisada sob todos os aspectos que envolvem o exercício de tão elevado e honroso cargo.

Temos a certeza de que estamos preparados para esta missão que apenas aos Irmãos, de forma democrática, consciente, livre e sem sofismas ou reservas mentais, cabe delegar.

Em segundo lugar quero informar que quando comunicamos o fato aos irmãos da Alferes Tiradentes, ainda no mês de agosto, e tendo recebido destes o compromisso da aprovação da indicação em data oportuna e legal, fomos comunicar tal fato ao nosso Ser.·. G.·.M.·., que declarou ser favorável a indicação de outros irmãos para a disputa do cargo, porque isto estabelece uma discussão sempre salutar de idéias e propostas dos candidatos.

Além disso, este fato terá como conseqüência a participação de todos os Irmãos na escolha do futuro Ser.·. G.·.M.·., diferentemente do que ocorreu nas três ultimas eleições, com a apresentação de apenas um candidato indicado pela administração da nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·., restando a todos os demais apenas a opção da homologação.

Finalmente devemos nos reportar também a questão do exercício de cargos anteriores.

Para a escolha do Ven.·. M.·. exige-se que o candidato tenha exercido alguns cargos da administração da respectiva Loja.

Não é o caso da escolha do Ser.·. G.·.M.·. que deve apenas preencher os requisitos previstos na Constituição em seu artigo 8º, quais sejam, estar em pleno gozo dos direitos civis e maçônicos, ser Mestre Instalado há mais de três anos, possuir a idade mínima de trinta e três anos e ser membro ativo de uma Loja da Jurisdição.

Apesar de alguns considerarem relevante o exercício de cargos na administração da M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. este exercício viria contra a nossa proposta de renovação.

Alem disso, não nos parece razoável e nem aceitável a argumentação de que a nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. atingiu um tal estágio de complexidade quanto a questão administrativa, que com a nossa eleição, vamos começar do zero.

Tal fato só poderá ocorrer caso a atual administração não tenha procedido conforme reza a moderna administração, com relação à questão de pessoal, material e documental. De qualquer forma, numa ou noutra situação, sempre poderá ser de interesse geral da maioria as mudanças que estamos propondo. Até quanto à questão da gestão administrativa.

Além disso temos a absoluta certeza de que se formos o escolhido, os Irmãos que forem substituídos em seus cargos haverão de prestar todo tipo de informação aos que lhes forem substituir e tudo dentro do que a nossa fraternidade Maçônica nos ensina quanto ao tratamento e atenção que devemos uns aos outros, a fim de que os assuntos e procedimento rotineiros não sofram nenhum retrocesso porquanto devemos todos e em todos os momentos preservar a nossa instituição, assim como a nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·..

Fraternalmente


SIGFRIDO MAUS
Candidato da Renovação

O RELACIONAMENTO - M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. = LOJAS

O Plano de Trabalho já encaminhado a todos os Irmãos contém as principais propostas que, após a nossa posse, serão detalhadas quanto às peculiaridades de cada uma, a participação das Lojas e todas as demais especificações necessárias, e encaminhadas as Lojas, para as análises e pareceres que houverem por bem apresentar.

Após esta etapa, serão apresentadas as conclusões pelos representantes das Lojas em Assembléias Plenárias, onde todos os presentes deverão tomar conhecimento dos pareceres, opiniões e propostas de todas as Lojas, para somente após serem votadas, aprovadas ou rejeitadas.

Em todas as oportunidades, e qualquer que seja o assunto em discussão, no momento da votação, serão sempre inicialmente colhidos individualmente os votos das Lojas, quando não for aconselhável que o sejam por voto secreto, e após os votos das Gr.·. Luzes e Gr.·.Dignidades, para se evitar sejam os primeiros influenciados por estes.

Pretendemos com isto que as Assembléias Plenárias exerçam em sua plenitude a razão de suas existências, que é a de discutir com a devida profundidade e conhecimento, com todos os presentes, tudo o que deverá ser ao final aprovado ou rejeitado, se não for por consenso, pela maioria.

Entendemos que a M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. existe em razão da existência das Lojas e cabe a mesma o papel de coordenação da instituição, velando principalmente para que se preservem os nossos usos e costumes, que se respeitem os nossos Landmarks, as nossas leis imutáveis, que são a base fundamental da Maçonaria.

Esta mudança que pretendemos desenvolver na nossa administração - a efetiva participação das Lojas nas decisões da M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. - haverá de fortalecê-las, para que então, renovadas em suas capacidades decisórias possam com maior efetivamente cumprir o seu papel.

Assim, é oportuno que cada Irmão proceda a análise do que está exposto no documento enviado anteriormente a cada um dos Irmãos, com a MENSAGEM, o PLANO DE TRABALHO e o CURRÍCULO deste candidato, e sobre ele reflitam, para ao final poderem decidir qual a escolha que cada Irmão, individualmente deve fazer, de acordo com a sua consciência, para o crescimento e fortalecimento da nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·.

Fraternalmente


SIGFRIDO MAUS
Candidato da Renovação

O APOIO DAS LOJAS AOS CANDIDATOS

Meu Irmão

Tendo em vista a eleição ao cargo de G.·.M.·. que ocorrerá no próximo dia 17 de março, os candidatos indicados estão envidando todos os esforços no sentido de apresentarem suas propostas de trabalho e assim merecerem os votos da maioria.

É evidente que neste esforço de cada um se soma os esforços de outros IIr.·. que desejam ver eleito o candidato de sua preferência.

Entretanto, em algumas lojas tem sido adotado um procedimento que de certa forma está em desacordo como o que juramos respeitar quando de nossa iniciação.

Refiro-me ao fato de que alguns IIr.·., com o intuito de comprometer a todos de suas Lojas para com determinado candidato, estão solicitando que seja aprovada ”moção de apoio” a um dos candidato, o que se configura uma prática contrária aos nossos princípios maçônicos.

No nosso juramento, prometemos repelir tudo o que, prive o homem de seus direitos e deveres de cidadão e da liberdade de consciência. Este compromisso todos nós assumimos sem sofismas ou reservas mentais.

É certo que nas votações das Assembléias Plenárias, Veneráveis e Vigilantes manifestam o voto de suas lojas, mas, na escolha para o Cargo de G.·.M.·., cada M.·.M.·., individualmente deverá registrar seu voto segundo a direção de sua consciência, livremente, sem coação ou direcionamento de autoridade externa.

Moções de apoio apresentadas não podem se sobrepor à liberdade individual de escolha, e o direcionamento de votações com base em autoridade” é de todo inconcebível dentro de lojas maçônicas, tradicionais defensoras das liberdades individuais de expressão do pensamento e de escolha.

Ao ser proposta tal moção de apoio, ficam os IIr.·. constrangidos em contrariar ao Ir.·. proponente e negando o apoio, e assim, acabam por se submeter a vontade desse Ir.·., sem a possibilidade de discutir ou decidir de acordo com a sua livre vontade, as demais propostas que se apresentam.

Os M.·.M.·. devem estar atentos a estes pedidos em Loja, respeitando-se o livre arbítrio de cada Ir.·., pois afinal TODOS foram recebidos no seio da Maçonaria, por serem LIVRES e de BONS COSTUMES, e com iguais DIREITOS e DEVERES.

Felizmente considerável grupo de irmãos pertencentes a estas mesmas Lojas tem se manifestados no sentido de decidir livremente seu voto, mesmo tendo acordado com o manifesto aprovado pela Loja.

E exatamente por ser o VOTO SECRETO, cada um deverá decidir no momento da votação para quem dará seu voto, guiado apenas por sua consciência e decisão pessoal, sem se submeter a nenhuma ingerência externa, qualquer que seja sua origem, fazendo valer assim a liberdade de escolha sempre pregada nos ensinos de nossa instituição.

Fraternalmente

SIGFRIDO MAUS
Candidato da Renovação

A ESCOLHA DO G.•.M.•.

Meu Irmão

Somos MM.·.AA.·.LL.·.AA.·. e assim não podemos permitir que se apresentem situações que nos privem do nosso direito de livre escolha, da nossa liberdade de expressão e de decidir segundo a nossa consciência.

Como homens livres e de bons costumes, devemos condicionar a nossa livre escolha em quem votar, submetendo essa escolha que deve ser unilateral e democraticamente exercida, apenas a nossa própria consciência diante do cada irmão acreditar que for o melhor para a nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·..

Qualquer submissão ao desejo de outrem, além de estabelecer uma forma de discriminação aos demais irmãos que se apresentam como candidatos, contrariam nossos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, o que não pode acontecer entre nós, pois que são princípios por nós mesmos sempre defendidos.

Na eleição, ou escolha, para o cargo de G.·.M.·. cada um dos M.·.M.·. pode e deve votar no candidato de sua preferência, diversamente do que ocorre nas votações nas Assembléias Plenárias, quando a Loja tem apenas um voto exercido pelo seu Ven.·.M.·., conforme decisão anterior da Loja acerca do assunto.

Na eleição para G.·.M.·. todos devem votar conforme suas preferências sendo os votos dos M.·.M.·. de cada uma das lojas depositados em uma urna, a qual depois de fechada será lacrada e enviada a M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·. onde em reunião previamente agendada serão todas as urnas abertas e os votos depositados em outra urna maior e somente após feita a apuração.

Dessa forma ninguém ficará sabendo de que região ou Loja foram os votos que decidiram quem foi o eleito, o escolhido, pela maioria dos Irmãos, de forma livre e democrática, como convém a entidades que sempre defenderam a liberdade como um direito inalienável do homem.

Assim, reafirmamos, cabe a cada um dos M.·.M.·. a soberana e solitária decisão sobre o seu voto, de acordo com a sua consciência, com a sua vontade, com o seu livre arbítrio. É um direito que ninguém pode submeter a vontade de outrem.

Por isso, ao finalizar, rogamos ao G.·.A.·.D.·.U.·. para que no dia das eleições ilumine a cada um de nós, a fim de que, tendo por testemunha apenas nossa própria consciência possamos decidir livremente, sem sofismas ou reservas mentais, o que for melhor para a nossa M.·.R.·.G.·.L.·.S.·.C.·..

Fraternalmente
SIGFRIDO MAUS
Candidato da Renovação

E-mail do Ir.´. Flávio Luiz Pansera

----- Original Message -----
From: Marcos smo
To: vandrei monlin ;........... ; emailLOJA
Sent: Tuesday, September 04, 2007 10:51 PM
Subject: Fw: Candidato GM


A pedido do nosso Irmão Flavio Luiz Pansera, Secretário de Expansão desta Grande Loja, repassamos o email abaixo para vosso conhecimento.
UM TFA

Orlando Reis

----- Original Message -----
From: Flavio Luiz Pansera
To: GLSC
Sent: Thursday, August 30, 2007 3:44 PM
Subject: Candidato GM


Caros Ir:. favor repassar este email.
Um meu colega Coronel PM, de nome Sigfrido Maus está se canditando a Grão Mestre e está usando meu nome por ser seu colega de profissão (PM).
Ele e mais 2 ou 3 da Loja Alferes são os que sempre levantam polemicas na Maçonaria (tipo, só para movimentar e ver no que vai dar) eu chamo isso de imaturidade;
Eu sou membro da Grande Adm da Grande Loja como Secretário de expanção e sou fiel ao meu Grão Mestre e a toda a sua Administração;
O Candidato Oficial da Grande Loja é o atual Deputado do Grão Mestre, JOSÉ DOMINGOS RODRIGUES, um Irmão que vem se preparando de longa data para assumir tão elevado cargo e vem acompanhando com muita responsabilidade;
Além da responsabilidade e da ética de que é portador o Ir:. Domingos, ainda é o auditor das contas pró construção do templo da Grande Loja;
Eu, assumi o compromisso com a atual administração e junto ao Ir:. Domingos de no caso de divulgar e prestar apoio, dou meu apoio a ele para essa eleição;
Não apoio, pelo menos neste momento, nesta candidatura, o meu colega Sigfrido Maus.
Peço esclarecer aos que foram contactados por ele e ler esta nota. Já que segundo fui informado, nem a propria loja deles os apoia nessa eleição.
Solicito aos Ir:. lerem esta minha nota e ficarem atentos, já que não somos nem devemos ser incautos.

Traternalmente

Flavio Luiz Pansera

Resposta ao Ir.´. Flávio Luiz Pansera

Florianópolis/SC 29 de novembro de 2007.


Ao Irmão Flávio Luiz Pansera


Antes mesmo de sermos oficialmente indicados por nossa Loja como candidato, alguns Irmãos manifestaram preocupação com a futura escolha para o cargo de Grão Mestre na jurisdição da GLSC.

Temiam que a existência de dois candidatos pudesse trazer para a Instituição o espírito de confronto característico das eleições profanas, com sua carga de agressividade, exaltação de ânimos e animosidades pessoais.

Assim, desde o início de nossa campanha temos procurado demonstrar que a existência de pensamentos diferentes quanto à administração da Grande Loja, explicitados pela existência de mais de um candidato, não implica, de modo algum, em divisão ou espírito de contenda.

Diferentes compreensões quanto a maneira de operacionalizar a vivência dos ideais maçônico adotadas por grupos diversos de irmãos pode, com toda legitimidade e dentro de nossas leis e tradições, buscar sua efetivação através de um Grão Mestre que abrace essa perspectiva, diversa daquela adotada pelo grupo atualmente no comando da Instituição.

Enfatizamos que nosso propósito seria expresso por meio de nosso entendimento da necessidade de mudanças e apresentação de propostas, sem qualquer tipo de confronto pessoal, pois não nos opomos as pessoas da atual ou de outras administrações anteriores. Temos apenas propostas e opiniões diferentes quanto à gestão de nossa Muito Respeitável Grande Loja.

Assim, temos convidado os irmãos a refletirem sobre nossos argumentos e propostas e a se posicionarem, com toda a liberdade que sempre caracterizou os princípios e ensinamentos de nossa instituição.

Insistimos na responsabilidade pessoal de cada mestre, que deve fazer sua escolha guiada apenas por sua consciência pessoal, sem constrangimentos, compromissos ou ingerências externas de qualquer ordem.

Ao contrário do que ocorre nas plenárias, onde se computa um voto para cada loja, na escolha para Grão Mestre, cada Mestre Maçom é individualmente responsável, pois é o voto pessoal, unitário, que é computado.

Esta tem sido nossa mensagem, que termina sempre lembrando a importância da preservação de nossos laços de fraternidade, mormente no momento presente desta eleição, quando podemos demonstrar na prática os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade sempre defendidas por nossa Instituição.

Dentro desse contexto, causou-nos surpresa e desagrado a notícia de que circula, ou circulou, na jurisdição, via internet, uma mensagem com palavras depreciativas dirigidas a este candidato e a irmãos componentes de seu grupo de apoio e de sua Loja.

Na citada mensagem, o irmão preocupado em ver seu nome associado ao deste candidato, por pertencerem ambos à mesma corporação militar, registra seus protestos de fidelidade ao Grão Mestre e atual administração, enquanto assevera seu irrestrito apoio ao “Candidato Oficial da Grande Loja, o atual Deputado do Grão Mestre”.

Para se ressaltar as qualidades de um candidato, não é necessário denegrir a imagem de seu oponente, ainda mais em uma instituição como a nossa, que prega o aperfeiçoamento pessoal pela prática das virtudes, e todos hão de concordar que maledicência não pode ser inserida no rol das virtudes.

Apesar dessa lamentável ocorrência, continuaremos a manter nossa linha de conduta e propósitos, pois ainda acreditamos que, o que pode tornar profano o processo eleitoral não é nomeá-lo de “Eleição” ou “Escolha”, mas sim os procedimentos adotados tanto por candidatos como por eleitores, durante seu transcurso.

Dois fatores, porém, aumentam nossa consternação quanto a essa mensagem.
O primeiro: ela entrou em circulação no dia 30 de agosto deste ano, quando não tinha ainda sido iniciado o processo eleitoral, muito embora tivessem sido feitos contatos com alguns Irmãos de outros orientes.

Segundo, a pedido de seu autor, a mensagem foi repassada pelo Grande Secretário Guarda Selos de nossa Muito Respeitável Grande Loja.

Apesar de mantermos a nossa linha de conduta inicial, não podemos nos calar frente a acusações inverídicas, pois quem cala consente.

Senão vejamos.

A acusação de que este candidato estaria usando vosso nome por ser seu colega de profissão, merece necessariamente ser completada com a informação de como ocorreu esse uso indevido porquanto, deixando assim vaga esta acusação, fica margem para uma serie de interpretações.

Além disso em momento algum este candidato fez uso de vosso nome, como quer fazer parecer a mensagem, apenas declarando em certa oportunidade ter lhe telefonado e feito convite para integrar nossa equipe, e isto no mês de agosto, após termos feita a comunicação ao nosso Sereníssimo Grão Mestre de que seria candidato assim que fosse publicado o Ato de convocação das eleições.

Naquela oportunidade, este candidato comunicou o fato de sua candidatura e informando que iria a Chapecó para uma conversa mais detalhada, no que o Irmão concordou, e apenas quando, no mês de outubro mantivemos uma conversa na mesma cidade, foi que o Irmão me informou já ter compromisso com o outro candidato.

Nesta ocasião, o irmão não fez menção à mensagem que circulou, o que é lamentável, pois poderíamos ter consolidado os objetivos maiores da maçonaria, mutuamente como convém a irmãos, sem a necessidade desta manifestação.

Quanto a outra acusação de que: Ele e mais 2 ou 3 da Loja Alferes são os que sempre levantam polêmicas na Maçonaria (tipo, só para movimentar e ver no que vai dar) eu chamo isso de imaturidade (sic), deveria também ser melhor explicitada, porquanto, nunca, em tempo algum, participei de qualquer manifestação no sentido do que o irmão está se referindo. Esta é mais uma inverdade na manifestação do Irmão.

Quanto à afirmação de que: segundo fui informado, nem a própria loja deles os apoia nessa eleição (sic), acredito que o irmão foi mal informado, pois no dia da indicação a manifestação dos Irmãos foi unânime. Para fazer uma afirmação desse tipo, acreditamos que, se deva primeiro, verificar a veracidade da informação.

Assim, em nome da verdade dos fatos, estaremos também encaminhando aos irmãos esta mensagem, lembrando ao Irmão que o propósito de nossa candidatura é o de discutir propostas de gestão para a nossa M.•.R.•.G.•.L.•.S.•.C.•. e nunca atacar ou desmerecer quem quer que seja e a qualquer título.

Por fim peço permissão para usar o mesmo fecho da mensagem por vós enviada: Solicito aos IIr:. lerem esta minha nota e ficarem atentos, já que não somos nem devemos ser incautos.

Fraternalmente

SIGFRIDO MAUS
Candidato da Renovação

CRIADORES DE CASO

Em mais de uma ocasião ouvimos uma frase curiosa, vinda de regiões diferentes do Estado:
─ Nada temos contra o irmão Maus; o problema são alguns “criadores de caso” em seu grupo de apoio.
A identidade das palavras, pronunciadas por diferentes irmãos de distintas regiões, nos faz pensar que existe aqui algo mais do que simples coincidência.
Assim, inicialmente, vamos nos deter um pouco para comentar o significado do termo “Criadores de Caso” no contexto em que ele tem sido utilizado na história.

O Alferes Tiradentes, em sua tentativa de obter a independência da Colônia, foi considerado pelo governo português como um criador de caso.

O Mahatma Ghandi, em sua campanha pela libertação da Índia, muitas vezes preso, era apontado pelo governo inglês como um grande criador de caso.

Martim Luther King Jr., na luta pelos direitos de seus irmãos afro-americanos foi também considerado pelo governo dos EUA como criador de caso.

Mais recentemente, Nelson Mandela, também foi tido como grande criador de caso pelo governo da áfrica do Sul, na sua vitoriosa luta contra a discriminação racial.

Portanto, guardadas as devidas proporções, ser associado a “criadores de caso”, é estar, muitas das vezes, em muito boa companhia.

É costume de governos e instituições que praticam alguma forma de cerceamento de liberdade, rotularem os raros indivíduos que os questionam, apontando seus equívocos e erros, como Criadores de Caso.

Mas não é e não pode ser assim em nossa Instituição, pois a Maçonaria sempre tem defendido a liberdade de pensar e a livre expressão de pensamento, bem como a luta incessante contra qualquer forma de tirania e cerceamento de liberdade.

Por isso lamentamos a existência do comentário acima citado e somente podemos explicá-los como tentativa de alguns em nos atingir indiretamente, por meio da depreciação da imagem de irmãos que nos têm honrado com seu apoio e possuem considerável currículo de contribuições positivas à nossa Instituição.

Esse comentário configura atitude comum no meio profano, mas entre homens livres e de bons costumes, que adotam a divisa da Liberdade, Igualdade e Fraternidade é no mínimo, questionável, senão até inaceitável.

O que nos conforta é a certeza de que os M.·.M.·. certamente saberão, conscientemente, bem analisar e decidir sobre esta situação em particular, e se atendo apenas ao que é importante na escolha de nosso futuro G.·.M.·..

Fraternalmente


SIGFRIDO MAUS
Candidato da Renovação

A MAÇONARIA PELA MAÇONARIA

Leonel Ricardo de Andrade
landrade@triang.com.br


Que imagem fazemos da Maçonaria do passado?
Que imagem temos da Maçonaria do presente?
Que imagem projetamos para a Maçonaria do futuro?


Reflitam:

O homem Maçom já foi um libertador da história;
As misérias sociais não são naturais ou necessárias;
A Maçonaria Universal dispõe de meios para escrever, em prol da humanidade, uma história diferente da que vem sendo escrita atualmente;

A inteligência existe para eliminar a miséria e não para justificá-la;
Nós Maçons somos fortes para combatermos a corrupção e não suportarmos, sem uma ação contundente, a degradação;

O verdadeiro agradecimento deve ser concreto e traduzido em atitudes;

A verdadeira luta consiste em repartir o Amor, a Fraternidade, a Liberdade e a Igualdade, promover a Justiça, gerar a Paz e libertar os nossos Irmãos do ódio, da fome, da tirania e do desespero.

A grande maioria dos Maçons pensa assim. Existe um grande anseio e muita vontade no sentido uma melhor estruturação e organização, para uma vivência plena no seio da Maçonaria.

MAÇONARIA:

Uma escola, cujo manancial de vida é o conhecimento!

SUA MISSÃO:

Capacitar e motivar o homem para que ele possa exercer o seu livre pensar com discernimento e responsabilidade è Que ele seja o senhor de si mesmo!

Esta é a realidade atual?

Estamos conscientes de que a Maçonaria fragmentou-se em diversas Obediências, e com isso vem perdendo a sua força e confundindo a sua universalidade?
Será que percebemos o quanto nos envolvemos em necessidades banais, criadas por mentes vaidosas e vazias, perdendo com isto a nossa realidade, a nossa unidade universal e nossas raízes e origens?

Não,

Hoje somos um corpo dividido e vaidoso. É grande o número de Lojas enfraquecidas e empobrecidas.

A quem estamos enganando?

É preciso buscar, urgentemente, uma melhor estruturação e organização, em especial sob o ponto de vista sócio-político e administrativo.

Alguns Fatos:

As Sessões ordinárias duram em torno de duas horas, e os períodos de estudo ou de instrução, quando são utilizados, duram de cinco a quinze minutos. Como capacitar em tempo tão exíguo?

Se um Irmão apresenta um trabalho mais elaborado, a insatisfação é notória, sob a alegação de que vai atrapalhar o andamento da Sessão è ‘’vai atrasar a segundinha’’.
Muitos Mestres, ao chegarem a esta condição, deixam de estudar e acham que atingiram a plenitude Maçônica;

Quantas vezes banalizamos e “superficializamos” a nossa ritualística com invencionices e “achismos”?

Muitos, ao pararem no tempo, não aceitam que se discuta dentro de Loja assuntos de interesse geral e atinentes à Ordem, por exemplo: as questões políticas, econômicas, culturais, educacionais e sociais.

A nossa histórica falta de posicionamento político contribuiu e contribui para o estado de coisas que ora assistimos;

O que tem sido feito diante deste mar de lama promovido pelo nefasto e corrompido Sistema Sócio-Político brasileiro, onde prevalece a corrupção, a impunidade e a falta de ética?

E Há ¼ de século que nosso país navega sem rumo. É evidente a falta de um PROJETO NACIONAL!

A falta de desenvolvimento Maçônico gerando, lá na frente, VENERÁVEIS MESTRES despreparados, sem personalidade e identidade com o cargo;

Estes, dominados por indivíduos que estão dentro de sua própria diretoria, acabam levando os IRMÃOS ao ostracismo e ao comodismo e há um verdadeiro esvaziamento das Lojas, pela escassez de conteúdo;

Presenciamos, impassíveis, o comportamento anti-maçônico de alguns Irmãos que querem fazer de seus defeitos e vícios, regras morais para os demais;

Assistimos a um verdadeiro desrespeito às tradições históricas. Candidatos são indicados sem o menor critério, permitindo que indivíduos sem princípios, utilizem a Ordem unicamente para a conquista de benefícios pessoais e ou profissionais.

A nossa participação na sociedade deve estar ligada à todas as situações que interferem no desenvolvimento humano.

Temos um potencial universal e divino. Nenhuma outra organização possui estrutura humana semelhante. Qual outra abriga em seu seio tamanha diversidade de homens? (raças, credos, crenças, profissões...). Todos, imbuídos de um mesmo fim:

A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE!

E Será que estamos buscando a evolução de uma forma plena e serena?
E Será que o Maçom tem CONSCIÊNCIA PLENA do que venha a ser a Maçonaria, de sua importância para o seu aperfeiçoamento, e para a vida da sociedade na qual ele está inserido?

O que fazemos e o que somos?
O que buscamos?
Para onde vamos?
Para onde estamos levando esta nobre e maravilhosa Instituição?

Diariamente ouço indagações de Irmãos sobre o que a Maçonaria fez ou está fazendo, “especialmente por nós’’.
Então pergunto-lhes:
O que estamos fazendo pela Maçonaria?

É dever de todo Maçom conhecer e saber quais são os objetivos da Sublime Ordem a qual pertence, devendo comprometer-se com a plena realização dos mesmos;

Portanto, fiquemos atentos aos nossos atos e hábitos diários, pois são eles que constroem ou destroem o desenrolar de nossas vidas, seja no mundo profano, seja no mundo Maçônico.

Observemos atentamente o nosso dia a dia. O que predomina nele?

CORDIALIDADE; PACIÊNCIA; AMOR; CORAGEM; COOPERAÇÃO; ESTUDO;
ENVOLVIMENTO; PENSAMENTOS POSITIVOS...

Ou o contrário:

IMPACIÊNCIA; TENSÃO; MEDO; LAMENTAÇÃO; MAL RELACIONAMENTO;
EXIGÊNCIA; EGOÍSMO; REVOLTA; INSATISFAÇÃO...

Habituemo-nos a ler mais, a ouvirmos algo espiritual e elevado, e, sobretudo, tenhamos prudência no falar, pois por intermédio da palavra sensata:
- Unimos, amparamos, educamos, sustentamos, evoluímos....
E, ao contrário, através da palavra insensata:
- Desunimos, caluniamos, ferimos, criamos barreiras, ódios...
No caminhar diário, absorvendo os ensinamentos do Esq.´., do Comp.´. e do Liv.´.da L.´., é que firmamos nossos passos e nos abrimos para a expansão da consciência Divina, onde o espírito se ilumina e cresce além dos limites da matéria estagnada.

“ESTE CHAMAMENTO É TÃO CLARO E EVIDENTE TANTO EM NOSSOS PRINCÍPIOS COMO EM NOSSA RITUALÍSTICA”.

Que não tenhamos medo de errar com as nossas atitudes:

O maior dos erros é o da omissão. Lembremo-nos que a conjugação do verbo errar, contrariando o que muitos pensam, é algo muito mais democrático e construtivo do que a falta de atitudes.

Vamos sair do passado, pois o presente já vai se tornando história e o futuro espera muito de cada um!

O Maçom é um homem que deve estar à frente de seu tempo, e, felizmente, nas bases da Maçonaria existem homens dispostos a contribuírem para o engrandecimento de nossa Sublime Ordem.

“Um homem só será verdadeiramente Maçom quando tiver mantido a fé em si mesmo, no seu semelhante, no seu Deus e, na sua mão uma espada contra o mal, no seu coração o toque de uma canção – feliz por viver, mas sem medo de morrer”!
Ir.: Joseph Fort Newton.

“Este é, pois, o momento de centrar bem a mente, aprendendo a julgar os tempos do passado e do presente; tão somente assim cada um poderá atrever-se a julgar acerca do futuro, tomando por base o que tenha conseguido fixar como norma no presente e como norte para o futuro. Poderemos, então, caminhar firmes, sermos seguros pelo mundo, sem temor que esse nos caia em cima”.

Carlos B.G. Pecotche.